Hoje em dia, mesmo muitos líderes executivos considerando as suas organizações como “especiais e únicas”, todas enfrentam desafios muitos similares quando se trata de como obter resultados sustentáveis e duradouros diante da transformação de negócio.

Independente de se você estiver implementando apenas uma nova tecnologia de cloud solution, soluções de serviços compartilhados ou uma simples mudança de processo, há certas armadilhas nesta jornada que precisam ser evitadas.

Aqui estão 5 armadilhas potenciais que você pode estar sofrendo em seu projeto e algumas dicas e táticas de nossa metodologia sobre como lidar com elas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#1 – Falta de escopo claro e ponto de partida

Uma das armadilhas é a falta de alinhamento das expectativas do escopo da transformação

Sem um retrato claro de como será o resultado deste processo, recursos e tempo são praticamente investidos no desejo de uma ideia, e não na clareza de um projeto.

“Se você não sabe para onde está indo, como vai saber o que te fará chegar até lá?” Gato de botas da Alice no país das Maravilhas.

Para evitar essa armadilha, você pode se desafiar a responder quatros perguntas primordiais:

  • O que queremos transformar?
  • Por que precisamos transformar isso?
  • Quais serão as consequências de não transformarmos?
  • Como o sucesso da transformação será medido?

Nas empresas que atuei é muito comum descobrirmos que os executivos seniores estabeleceram objetivos claros dentro de um cronogramarecursos financeiros suficientes e a lista de habilidades técnicas necessárias.

Mas, o item que acaba impactando negativamente o projeto é a falta de um alinhamento claro entre os objetivos empresarias e os objetivos humanos esperados. Os objetivos humanos acabam impactando nos comportamentos necessários para o sucesso da transformação.

#2 Falta de suporte de uma liderança protagonista

Liderança protagonista é o fator mais importante para garantir a velocidade da implementação. Qualquer líder que tenha os resultados de sua área afetados pela transformação, por definição é um protagonista tanto pela posição, quanto pela atitude esperada.

Todos da média e alta gerência devem estar prontos para demonstrarem seu suporte através de ações e não apenas pela função.

Essa cascata de suporte de cima para baixo e em toda organização é crucial para você vencer a armadilha da resistência à transformação.

#3 Declarar sucesso muito cedo, antes da transformação de Mindset para sustentar a transformação.

Para considerar sua transformação como “sucesso”, antes você deve atender 5 métricas:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E responder:

  1. Foi realizado dentro do prazo?
  2. Foi executado dentro do orçamento previsto?
  3. O escopo técnico foi atendido?
  4. Os objetivos empresariais foram alcançados?
  5. Os objetivos humanos foram conquistados?

A armadilha acontece quando muitas organizações cometem o erro de medir o sucesso do projeto através do “Go live”. Ou seja, a tecnologia está funcionando, novos processos foram criados e comunicamos a nova forma de operação.

“Uhu, conseguimos fazer funcionar, a transformação aconteceu!!!”

O fato é que isto mostra apenas que você teve uma implementação bem-sucedida. Acredito que a maioria das empresas são muito boas em instalar esse tipo de mudanças.

Mas, quando você mede o sucesso somente através do ponto de vista de implementação, isso é uma mudança superficial, pois a transformação realmente acontece quando você transforma o mindset das pessoas, para se comprometerem com a sustentabilidade dos objetivos empresarias e valorização do investimento feito.

#4 Plano de Comunicação não é Plano de Implementação.

Uma das armadilhas mais comuns que vejo no meu trabalho de consultoria é o fato de as organizações confundirem um plano de comunicação com um plano de implementação.

Muitos líderes ainda acreditam que ao criarem uma campanha de marketing interno, através de uma estratégia de e-mailsiteposts em mídia social, irá gerar uma adesão unânime ao processo e, magicamente, todos mudarão seu comportamento.

Lembre-se que se você pudesse mudar o comportamento simplesmente pela comunicação, as pessoas não fumariam e todos nós estaríamos com o peso ideal.

Concordo e defendo que a comunicação é importante, mas não é suficiente.

Um verdadeiro plano de implementação engloba também outros elementos necessários para a transformação.

#5 Líderes e Agentes de mudança focados apenas na execução das ações e não no impacto

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Indo direto ao ponto, seus líderes e agentes podem estar muito ocupados, mas será que estão ocupados com coisas que geram impacto? Muitas metodologias de transformação de negócio são baseadas em “gestão de atividades”, mas atividades e impacto não são as mesmas coisas.

E isso acaba se mostrando outra armadilha, pois com necessidade de responder rapidamente à dinâmica de seus mercados, os CEO e líderes seniores simplesmente não podem permitir que suas pessoas gastem tempo e recurso financeiro em coisas que não estão impactando o valor final do projeto.

Você precisa prepara-lo para guiar as pessoas através de princípios relevantes, mas com capacidade para atuar nas necessidades do dia a dia do processo de transformação.

Como se proteger dessas armadilhas

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para evitar essas armadilhas, e muitas outras, os CEOs e líderes seniores precisam levar para suas organizações uma abordagem estruturada para a implementação e consolidação do processo de transformação.

Os líderes e agentes de mudança necessitam ser desenvolvidos para assumirem um papel protagonista, entendendo claramente suas responsabilidadesrecompensas e consequências explícitas para a implementação de projetos de transformação.

As organizações precisam de capacidade de consolidação dos resultados, não apenas capacidade de implementação de novas tecnologias, é isso que assegura o retorno do investimento de todo o projeto.

A missão que tenho com CEOs e líderes que me procuram e prepara lós para evitarem essas armadilhas e a colocar suas empresas na direção certa do valor da transformação.

E se você tem alguma outra boa dica, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *